
Nossos Serviços e Exames
NOSSOS EXAMES - MAMOGRAFIA DIGITAL - ULTRASSONOGRAFIA...
Mamas
A detecção precoce do câncer de mama beneficia as mulheres com cirurgias menos mutilantes, aumenta as possibilidades de cura, reduz os custos finais do tratamento e mantém economicamente ativa uma faixa importante da população feminina.
Prevenção
A mamografia e ultrassonografia de mama são fundamentais para diagnóstico precoce do câncer da mama, especialmente na faixa etária dos 50 anos, mas a prevenção da doença depende muitas vezes da ação de cada mulher.
É importante a mulher ter conhecimento sobre suas mamas e as mudanças que acontecem nos vários períodos do ciclo menstrual. Ficar atenta à mudança de formato, saída de secreções e na hora do banho ou ao passar algum creme, prestar mais atenção no tecido mamário.
Mamografia
A mamografia é um exame radiológico feito nas mamas. Possui alta resolução e fornece imagens detalhadas capazes de identificar precocemente o câncer de mama, antes mesmo que a mulher tenha sintomas. A mamografia, como forma de rastreamento do câncer, é indicada para mulheres acima dos 40 anos, anualmente, como recomendação da nossa instituição e da Sociedade Brasileira de Mastologia. O Ministério da Saúde recomenda a cada dois anos entre os 50 e 69 anos.
Este é o exame mais comum para diagnosticar a presença de nódulos ou microcalcificações na mama. Afinal as chances de cura da doença são de até 95% quando ela é detectada precocemente.
Diferença entre mamografia e ultrassonografia de mama
Uma diferença importante entre ultrassonografia de mama e mamografia é que a primeira não é indicada para o rastreamento do câncer de mama em pacientes assintomáticas. Outro ponto de diferenciação é que a mamografia é contraindicada para grávidas e lactantes, devido à radiação.
Ultrassom das mamas
Assim como a mamografia, o ultrassom das mamas é fundamental pois seu diagnóstico é utilizado como complemento ao rastreamento mamográfico.
Principalmente quando há a necessidade de analisar a densidade mamária ou avaliar alguma alteração palpável que foi notada durante a realização do exame físico. Para as mulheres que estão passando pela menopausa, a principal indicação de fazer a ultrassom das mamas é avaliar os nódulos vistos nas mamografias.
Este tipo de ultrassom pode definir qual a característica do nódulo, se o seu componente é sólido ou líquido. É importante não esquecer que a ultrassom das mamas deve ser complementar à mamografia, mas nunca deve substituí-la.
Comentários